Depois das eleições de 2022, nossa equipe de pesquisa fez uma análise da performance das candidaturas LGBT+, comparando a média de votos recebidos por elas e a média dos votos recebidos pelas candidaturas não-LGBT.

Nos mapas abaixo, você pode verificar a performance das candidaturas LGBT+ em cada estado.

Em média, candidaturas LGBT+ recebem 30% mais votos do que candidaturas não-LGBT.

Esses dados foram calculados levando em conta a quantidade de candidaturas que foram às urnas e a quantidade de votos nominais recebidos por cada candidatura, disponibilizado no Portal de Dados Abertos do TSE. Consideramos candidaturas LGBT+ todas que se autodeclararam LGBT+ em nosso formulário de mapeamento, que ficou aberto desde o período de pré-candidatura até o fim da eleição de 2022, somando 320 candidaturas. Como 316 delas disputavam os cargos de deputada estadual, distrital e federal, nossa análise focou em comparar a performance apenas para esses cargos.

Nos mapas abaixo, você pode verificar a performance das candidaturas LGBT+ em cada estado. O primeiro mapa considera candidaturas ao cargo de deputada Estadual e Distrital. E o mapa seguinte considera candidaturas ao cargo de deputada federal.

Ao quebrarmos a média geral por estado, podemos perceber que apesar da média nacional positiva, não foram em todos os estados que candidaturas LGBT+ performaram melhor em relação à quantidade de votos. Os mapas podem ilustrar esse efeito, mas é preciso ter cautela nas análises individuais, já que estados com apenas uma ou duas candidaturas LGBT+ acabam distorcendo muito a média de votos/candidata, seja para mais ou para menos.

Ao passar o mouse por cima de cada estado, a legenda mostra a quantidade de candidaturas LGBT+ e não LGBT+, e a quantidade de votos recebidos por cada grupo.