Sucesso desigual

Em 2022, dobramos a Bancada LGBT+. Contudo, 13 das 18 lideranças eleitas lideranças eram de estados do Sudeste. (SP, RJ e MG).

Criamos então o Bonde LGBT+ com o objetivo de aumentar a representatividade de pessoas LGBT+ na política, principalmente em territórios onde ainda temos pouco sucesso eleitoral, por meio de ações que desenvolvam o ecossistema LGBT+ local. São três os pilares que sustentam o Bonde:

  • TERRITÓRIO: é importante ocupar os espaços do cotidiano.

  • REPRESENTAÇÃO: precisamos de imagens positiva de pessoas e histórias LGBT+.

  • PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: engajamento de lideranças LGBT+ locais com atores políticos e instituições.

Não trabalhamos sozinhas

Em cada território, estabelecemos parcerias com organizações locais com um histórico sólido e contínuo de defesa dos direitos da população LGBT+. Essas organizações contribuem com o conhecimento da cultura e do cenário local, e participando ativamente do desenho e do planejamento das ações no território. Sem elas, não existe Bonde.

Atividades

Com 10 anos de atuação, sendo 6 deles como coletivo independente, desenvolvemos tecnologias de impacto inicialmente concentradas nos estados com maior presença da equipe. Agora, estruturamos e adaptamos as ações mais efetivas para serem implementadas em outros territórios, sempre em colaboração com organizações locais, expandindo nosso alcance e a criando uma rede em todo país.

IMPACTO

Durante o último ano, o Bonde esteve presente em 6 capitais do país. Os resultados podem ser observados pelos números:

2.443 pessoas entrevistadas

534 lugares seguros mapeados

70 lideranças políticas entrevistadas

58 filmes inscritos